quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Por que Deus ama o homem?


“Então disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os grandes animais de toda a terra e sobre todos os pequenos animais de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão.” (Gen 1:26-NVI)

Cresci trabalhando com homens mais velhos, mais especificamente, meu avô. Passei horas incontáveis com ele. Éramos muito íntimos e tinhamos uma ligação muito grande. Já fazem alguns anos que ele faleceu. Entretanto, de vez em quando encontro um homem mais velho que me faz lembrar dele. Essas pessoas sempre me atraem. Vejo nelas meu avô com uma “roupa terrena” diferente. Vejo as atitudes, o esforço no trabalho, o temperamento impetuoso, e sempre sei a quantas ando com eles. Eu o vejo neles! Existe uma pessoa dessas em uma ilha, na selva, e sempre tento passar por lá e vê-lo, apenas para passar o dia. Gosto do homem como ele é, mas também amo as características que amava no meu avô. E agora vamos à minha pergunta: Por que Deus ama o homem?
Como poderia deixar de amar? Nós somos feitos à Sua imagem. “Façamos o homem à nossa imagem”. Pessoalmente creio que foi Jesus quem começou o diálogo. Creio que foi Ele quem fez a sugestão, pois é Ele quem ama a minha alma, Aquele que se tornaria um homem, Aquele que conquistaria e sofreria por mim, e Aquele que viveria em mim. Houve concordância de opinião, e o homem foi criado “à Nossa imagem”.
Quando o Pai olha para o homem, ele enxerga, ainda que vagamente, o Filho. Não somos o Filho, mas Ele vê o Filho em nós. Como poderia deixar de nos amar? João 5:20 – Pois o Pai ama ao Filho e lhe mostra tudo o que faz. (NIV) Quando o Filho olha para o homem, ele vê, vagamente, o Pai. Não somos o Pai, mas Ele vê algo do Pai em nós! Como poderia deixar de nos amar? Nós o fazemos lembrar do Pai a quem Ele tanto ama. Ah, sim, tenham certeza que somos amados pelo Pai e pelo Filho. Não é por aquilo que agora somos, mas por quem lhes fazemos lembrar. É a gloria de Deus que, a cada dia que passa com Jesus vivendo através de nós, a imagem apagada que Ele lembra dará lugar a uma imagem mais clara. Novamente, tudo se resume em Jesus. 1 João 3:2 “Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser, mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, pois o veremos como ele é.”

Nenhum comentário: